-->
 

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Antes de Adormecer de S. J. Watson [Opinião]




Antes de Adormecer

Autor: S. J. Watson
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 344
Editor: Livraria Civilização Editora

Sinopse: «Durante o sono, a minha mente apagará tudo o que fiz hoje. Amanhã acordarei como acordei hoje de manhã. A pensar que ainda sou uma criança. A pensar que tenho toda uma vida de escolhas pela frente…» 

As memórias definem-nos. O que acontece se perdemos as nossas memórias cada vez que adormecermos? O nosso nome, a nossa identidade, o nosso passado, até mesmo as pessoas de quem gostamos - tudo perdido numa noite. E a única pessoa em quem confiamos poderá estar a contar-nos apenas metade da história. Bem-vindos à vida de Christine.

Opinião: Bem… devo dizer que este foi o primeiro livro que li do autor S.J. Watson. Apesar do sucesso, não o conhecia, tampouco ouvido falar dele.

Em relação ao livro ‘Antes de Adormecer’ fiquei súper curioso e entusiasmado ao ver a capa, ao ler a sinopse e lendo algumas opiniões acerca do mesmo… mas a desilusão não tardou a chegar.

Uma historia monótona e repetitiva que no meu ponto de vista não evolui em nada (pelos menos até onde eu consegui ler, sim porque tive três semanas para o conseguir ler… e mesmo assim não o acabei, metendo-o completamente de lado) e uma personagem tanto ou quanto irritante e enjoativa.

A trama narra a vida de uma senhora de 47 anos, Christine, que após um acidente desenvolveu um tipo especial de amnésia, conseguindo apenas guardar as suas memórias durante 24 horas. Começando assim uma vida completamente nova todas as manhas, ao lado do seu marido Ben (que ela não conhece), numa casa completamente desconhecida e para piorar, Christine pensa que esta na casa dos 20.

Christine está a ser investigada pelo Dr. Nash que a todo o custo quer ajudar, sugerindo-lhe que comece a escrever um diário, para que possa registar diariamente tudo o que faz e tudo de que se vai lembrando ao longo dos dias. Tudo isto as escondidas de Ben.

A história é narrada em primeira pessoa, o que desvaloriza bastante o livro… apesar de ficarmos com uma sensação amnésica como a própria protagonista é, faz com que não haja uma empatia entre Christine e nós leitores.

1 Estrela (por não ter conseguido ler todo)

Sem comentários :

Enviar um comentário